terça-feira, 26 de julho de 2016

Quais são? Porque acontecem? Como lidar com eles?


Isso mesmo, hoje vou contar sobre os Efeitos Colaterais da Quimioterapia.

Estou indo para a 8ª Sessão de Quimio, e nesse período já senti vários. Vou listar aqui quais são os principais (que eu vivencio) , porque acontecem e como estou lidando com eles.

Antes, porém, reforço que cada organismo reage de uma forma e com intensidade diferente aos efeitos tóxicos da quimioterapia.

Os tecidos normais mais comprometidos pela ação tóxica são os que possuem células, cuja divisão acontece rapidamente, a saber : Medula Óssea, pele, incluindo os anexos ( cabelo, unhas) e mucosa do aparelho digestivo.

Então, vamos lá:

- Enjoo/Náusea/Vômitos - Não todos, mas a maioria dos quimioterápicos podem causar enjoos e vômitos. Eu nunca vomitei nesse período, somente senti enjoos, que começam geralmente 2 dias depois da aplicação. Tem semanas que são enjoos leves e outras, um pouco mais pesados. É uma sensação de "embrulho" e peso no estômago, e sinto um gosto metálico na boca
Como lido e o que me ajuda: Água de Coco e Água normal bem geladas; Sucos mais cítricos, tudo sem açúcar; comida com bastante tempero e mais salgadas ( doce dá mais enjoo para mim); Frutas mais azedinhas : o Kiwi por exemplo, foi uma alegria, quando comi em um dia com muito enjoo, "desceu" maravilhosamente bem. Maçã Verde também foi uma experiência agradável. Além disso, tomo os remédios para enjoo/náusea.





Diarreia ou Prisão de Ventre - Como a quimio "ataca"as células de divisão rápida, e normais, isso inclui a mucosa do intestino. Eu já tive as duas experiências, porém, o que acontece mais comigo é a prisão de ventre. Descobri esses dias também que o remédio para o enjoo contribui para isso. Cobertor de pobre, fazer o quê?...risos.
Como lido e o que me ajuda: Tento regular através da alimentação : mamão, leite, etc para os períodos de intestino preso, e em períodos de diarreia: banana, maçã, cenoura, etc. Tomo também um probiótico que a nutricionista indicou para auxiliar no equilíbrio da flora intestinal.
Quando tenho diarreia mais forte, tenho que tomar um remédio. A orientação do meu médico é comunica-lo caso a diarreia seja persistente.




- Queda da Imunidade - Esse é um assunto bem sério, pois a queda da imunidade pode abrir uma porta para infecções. Todo cuidado é pouco! A quimioterapia age nos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas e é muito comum os pacientes em tratamento apresentarem anemia ( redução dos glóbulos vermelhos no sangue), leucopenia ( redução dos glóbulos brancos) e plaquetopenia ou trompocitopenia ( redução das plaquetas). Tive uma leve leucopenia e antes de fazer a 7ª sessão tive trompocitopenia. Para essa situação, um intervalo de uma semana na quimio foi suficiente para eu recuperar e poder seguir com o tratamento.
Como lido e o que me ajuda:  Evito locais fechados e aglomerados; fujo de pessoas gripadas; álcool em gel é meu fiel companheiro; ando com termômetro na bolsa; não tiro cutícula; alimento cru nem pensar; legumes só cozidos, carne bem passada, fruta descascada. Tenho cuidado para não me machucar. Faço exames de sangue semanalmente para monitorar essas taxas. Por indicação da Nutri, também tomo suplementos para auxiliar na imunidade: Geléia Real, Própolis Aquoso e Ensure, para substituir alguma refeição quando não dá vontade de comer.
Farei um post dedicado à questão da alimentação.



- Queda dos Cabelos ( Alopecia) - De longe, o efeito mais impactante do tratamento para mim.
A célula do folículo piloso, que dá origem à estrutura do cabelo, sofre lesão, se desprega e cai, quando recebe a ação da quimioterapia. Lembrando que não são todos os quimioterápicos que provocam queda dos cabelos, mas no meu caso, os cabelos começaram a ir embora a partir do 13º dia da primeira sessão.
Esse assunto será tema do próximo post, pois merece um texto dedicado, tamanha a representatividade no tratamento e nesse meu novo tempo.
Como lido e o que me ajuda: Oração, terapia e lenços.

No mais, acontecem alguns efeitos "menores" : manchinhas, erupções e ressecamento na pele, por isso a importância de filtro solar e bons hidratantes; as unhas ficam quebradiças; aftas na boca; alguns dias sinto dores nas pernas; fadiga as vezes, mas não é intensa.

Vejam meus amigos leitores que a rotina do paciente em tratamento oncológico não é nada simples, por isso, caso tenham amigos e/ou familiares passando por isso, trate-os com muito carinho, compreensão e paciência. Será uma grande contribuição ;)



Por hoje, é isso.
Abraço e continuem acompanhando.


"Você nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte"



  • Fontes: Instituto Vencer o Câncer ( www.vencerocancer.org.br) / Inca ( www.inca.gov.br) / 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Continue escrevendo Miloca... Pode vir a ser um livro... Estou emocionada com sua experiência e amando poder te acompanhar, mesmo que a distância! Fica boa logo!

      Excluir