sábado, 23 de julho de 2016

A tão temida, esperada e necessária : Quimioterapia - 1ª Sessão

No período entre a consulta com o Oncologista e a primeira sessão de quimioterapia, tentei me preparar psicologicamente (bobinha), através de leituras, visita à Nutricionista e conversa com quem tinha experiência no assunto.



A "estreia" foi remarcada do dia 27 para o dia 30, devido à burocracias do convênio.

Dia 30/05/2016 a ansiedade me acordou as 06 horas da manhã. Fiquei na cama pensando como meu corpo reagiria e se eu sentiria dor na hora de pegar a veia* (ok, o termo correto é puncionar a veia) e durante a aplicação dos medicamentos.
Tinha lido algumas coisas terríveis, de gente que tem falta de ar, vômitos, reações alérgicas...O Dr. Google me deixou com caraminholas na cabeça.

 *Até hoje, no momento do enfermeiro pegar a veia, eu faço uma pequena oração, conto 1,2,3 e dou um "Glória a Deus e Aleluia quando ele termina. Pois é, criei meu ritual. #cadadoidocomsuamania #tádandocerto

Às 13 horas cheguei na Clínica e depois de passar pela recepção, fui para o consultório do médico. Lá ele verificou minha pressão, temperatura e peso. Conversamos, ele analisou o resultado dos exames de sangue e começou com as prescrições: Remédio para enjoo/vômito de 12 em 12 horas, outro para náusea na hora de dormir, um para distúrbios gastrointestinais 3 x ao dia, outro específico para diarreia e, por fim, antialérgico para tomar no dia anterior à quimio. Ufa! Vi que o Dr.Google poderia estar certo. Ansiedade MODE ON!

Já ia me esquecendo: Nessa consulta o médico me informou que em 15 dias meu cabelo ia começar a cair. (farei um post dedicado à esse "evento").


Depois que o médico me liberou, fui para o andar em que realizaria o procedimento. Aguardei um tempo na sala de espera, junto com outros pacientes, então o enfermeiro abriu a porta, chamou pelo meu nome e me acompanhou até a cabine.

Ele verificou minha pressão, temperatura, oxigênio, me entregou um livreto com dicas importantes,e me falou sobre elas : comunicar imediatamente à equipe qualquer sinal de desconforto durante a aplicação; beber bastante líquido diariamente; evitar alimentos quentes durante e até duas horas após a aplicação; evitar alimentos condimentados ou gordurosos neste dias; usar protetor solar sempre que sair a rua, mesmo em dias nublados; usar loção hidratante na pele para prevenir ressecamento; comunicar imediatamente o médico em caso de febre; fazer higiene bocal com escova macia e bochecho com água bicarbonatada; fazer exercícios diários com uma bolinha para ajudar a condição venosa com a movimentação da musculatura do braço.

À essa altura do campeonato, já estava zonza pensando como iria me organizar com tantas recomendações, remédios e possíveis efeitos colaterais que viriam.



Começamos a bendita! Primeiro é aplicado um pouco de soro, depois o preparo - medicamento antialérgico e para enjoo - e só então o medicamento quimioterápico, que também é aplicado junto com soro.

Fiquei lá aproximadamente 3 horas. Durante o procedimento senti apenas um gosto amargo na boca ( algo normal, segundo o enfermeiro) e sono intenso.

Minha amiga e acompanhante Clo e o Henrique, enfermeiro super legal que pegou minha veia direitinho. Graças a Deus!!

Pois bem: Sobrevivi! Não foi tão ruim como imaginei. Não é um bicho de sete cabeças.
Aliás, minha relação com a quimioterapia tem sido de respeito e gratidão. 
A cada sessão, agradeço à Deus pela oportunidade de me tratar, pois como devem saber, muitos recebem esse diagnóstico já em uma fase que não há mais o que ser feito. 



Decidi ser grata e passar por cada sessão com leveza, alegria e confiança.
Decidi ter o coração e mente abertos para aprender todas as lições que esse novo tempo pode me ensinar.


Continue acompanhando. Há muitos sentimentos, descobertas e decisões por vir.

Abraços!!

Milla.









12 comentários:

  1. Amiga querida... Já sabia da sua garra, determinação e amor que tem pela vida... Mas confesso que a cada depoimento seu me surpreendo cada vez mais com o modo que está lidando com tudo isso... Uma lição de vida para todas as pessoas... Parabéns... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda. Muito obrigada pelo apoio e carinho. Beijão

      Excluir
  2. Guerreira, persevera!! TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Você vai sair disso tudo mais forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brendoca! Que saudade. Com certeza!! Creio nisso. Deus é bom, em todo o tempo! Beijão e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Deus no controle !!
    Música : Eyshila
    Refrão : No controle, Deus está, Deus está
    No controle, Deus está, Deus está
    Eu não preciso me preocupar com o que virá
    Já basta a cada dia o seu mal
    Eu só tenho que confiar e descansar
    Porque Deus está no controle, no controle...

    Lindona, Deus te abençoe estou orando por vc, melhoras !! Qdo tiver um tempinho escuta esse louvou eu amo rsrsrs

    Bjus mulher Guerreira, amando seu Blog!
    Fica na Paz !!!
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ro!! Beijos e obrigada pelas orações. Vou ouvir o louvor sim.

      Excluir
  4. Milla, tô adorando seu blog! Já já você está livre desses tratamentos todos e curada :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, meu maior medo era nao conseguirem pegar minha veia pq fico toda roxa em exame de sangue normal, já cheguei falando: nada de catéter hein gente, vamos pegar essa veia ae...heheh e ta dando certo tbm! Força pragente! Beijo grandee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Eu também tenho veias fininhas e que ressecam com facilidade. Tenho tomado muita água, principalmente no dia da quimio e faço exercício com aquela bolinha..rs. Além do ritual, que dá super certo...hahaha. Beijo, força pragente!!

      Excluir
  6. Oi Milla, passei por aqui para ler seus depoimentos. Muito legal a iniciativa do blog. Precisando de qualquer coisa, estou por aqui. Beijocas :)

    ResponderExcluir